Aplicações
Isolamento de Câmaras Frigoríficas
O Aglomerado Negro de Cortiça Expandida, constitui o isolante ideal para câmaras frigoríficas (conservação, congelação e atmosferas controladas). O baixo coeficiente de condutibilidade térmica, oferecendo elevada resistência térmica com baixas espessuras, peso específico adequado, associado a uma notável resistência à flexão e à compressão, deformação elástica para pressões de 2000Kg/m2, facilidade de aplicação, integração perfeita nas estruturas e duração ilimitada, comprovada por obras realizadas à mais de meio século, constituem um conjunto de características que nenhum outro material pode apresentar.
O isolamento de uma câmara frigorífica, devidamente calculado, corresponde a uma excelente aplicação de capital, com dividendos elevados cobráveis a curto prazo, pois não só se economiza energia na manutenção de temperaturas necessárias, como se também reduz a potência da aparelhagem a instalar e portanto o seu custo.
As soluções apresentadas são meramente informativas, não sendo, portanto, vinculativas.
É imperativo o estrito cumprimento das soluções e recomendações, preconizadas pelos criadores/donos dos diversos sistemas construtivos.
Tipos de aplicações
Câmaras de Conservação
Técnica usualmente seguida na conservação de frutas, produtos hortícolas e flores. Consiste na conservação dos produtos, a temperaturas muito baixas, mas positivas, na generalidade entre 0ºC e 12ºC.
Câmaras de Congelação
A técnica de congelação é extensiva a carnes, pescados, manteigas, queijos e muito outros produtos perecíveis, nomeadamente certos frutos e consiste na conservação dos produtos a temperaturas negativas, geralmente abaixo dos limites de desenvolvimento de micro-organismos, sendo correntes temperaturas até -40ºC.